top of page

Zeca Camargo e Nomad assinam roteiro cultural e gastronômico por Lisboa

Lisboa foi a primeira cidade europeia que Zeca Camargo conheceu, ainda um garoto de 16 anos com "fome de cultura". Mais de 40 anos depois, o jornalista retorna a Portugal em parceria com a Nomad, fintech reconhecida por oferecer soluções completas para a vida financeira internacional dos brasileiros, para uma jornada que celebra a nostalgia, mas que também abraça a vibrante modernidade do país. 


Neste roteiro exclusivo, a facilidade da conta global permitiu focar no que realmente importa: a experiência."O que me encanta em Lisboa é a mistura de memórias e novas ideias. Cá estou mais uma vez, pronto pra fabricar novas lembranças na terra que, como o fado sempre nos lembra, é pura saudade", define Zeca. “Eu só me relaciono com marcas que consumo e confio. Foi impossível recusar esse convite da Nomad, tanto por se tratar de Lisboa, uma das minhas cidades favoritas do mundo, quanto pela minha conexão e respeito pela marca”, acrescenta o jornalista. 


HOSPEDAGEM

Se a região de Alfama oferece a tradição, é no Bairro Alto que a memória afetiva do jornalista desperta. Ele recorda os tempos de mochileiro na simples Pensão Londres, onde a felicidade era garantida por um "prego" — o clássico sanduíche de bife no pão — e vinho sem hora para acabar. 

Hoje, a região se sofisticou sem perder a alma. Para a estadia, Zeca sugere o luxo histórico do hotel que leva o nome do local: o Bairro Alto Hotel, na Praça Camões. Já para quem prefere uma atmosfera mais contemporânea, a dica é o Memmo Príncipe Real e seu terraço panorâmico. 

As reservas dos hotéis durante a viagem foram realizadas por meio do Nomad Trips, plataforma dentro do aplicativo Nomad que permite que os viajantes garantam as melhores opções de hospedagem com condições especiais e benefícios. 


COMPRAS E PASSEIOS

Para quem quer vivenciar a cidade a pé, Zeca sugere começar pela Praça do Comércio, seguindo pela Rua Augusta. É o momento ideal para garantir lembranças autênticas, experimentando as famosas bisnagas de Meia Dúzia, compotas envasadas em bisnagas que lembram embalagens de tinta para pintura, ou as peças de curadoria nostálgica da loja A Vida Portuguesa, no Chiado.Lisboa também é um paraíso para compras, das grifes internacionais na Avenida da Liberdade ao design autoral. Zeca recomenda a visita ao ateliê do estilista Nuno Gama e à Oficina Marques, onde se encontram desde painéis artísticos valiosos até pratos autorais acessíveis.


A subida em direção ao Bairro Alto exige paradas estratégicas. A dica é visitar o mirante do Museu Arqueológico do Carmo e provar a iguaria da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau — vale lembrar que, em Portugal, o nosso "bolinho" é chamado de pastel. Se a fome apertar, o Bairro do Avillez, complexo gastronômico do chef José Avillez, é parada obrigatória. O dia termina idealmente com a vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara e um vinho do Porto no bar Pavilhão Chinês, famoso por sua decoração inusitada que lembra um antiquário. 


Com o objetivo de simplificar seus pagamentos internacionais, Zeca Camargo realizou todas suas transações durante a viagem utilizando o cartão de débito da Nomad, que faz a conversão para Euro de forma automática e segura no momento da compra. O uso foi facilitado por ter o cartão cadastrado na carteira digital de seu celular, garantindo agilidade e praticidade em cada pagamento. O apresentador destacou a ampla aceitação da Nomad, que foi reconhecida e processada com sucesso em absolutamente todos os estabelecimentos locais por onde passou na capital portuguesa. 


RESTAURANTES 

Escolher onde comer em Lisboa é uma tarefa árdua, mas Zeca destacou quatro experiências imperdíveis:

  • Time Out Market Lisboa @timeoutmarketlisboa: Localizada no Mercado da Ribeira, essa unidade do mercado Time Out foi a primeira inaugurada em todo o mundo, em 2014. O espaço conta com 26 restaurantes, 8 bares, uma dúzia de lojas, um espaço de eventos e uma escola de cozinha. Lá você não vai encontrar apenas uma refeição, mas sim uma verdadeira experiência gastronômica coletiva. O legal do Time Out é justamente poder provar um pouquinho de cada sabor e dividir este momento com outras pessoas.

 

  • 100 Maneiras (@100maneiras_rest): Do chef Ljubomir Stanisic, oferece um menu degustação de 12 etapas que Zeca define como "simplesmente espetacular".



     

  • Marlene e ZunZum Gastrobar (@marlene.restaurant): Da chef Marlene Vieira. No ZunZum, a feijoada de lula é o destaque absoluto.



     

  • Canalha (@restaurantecanalha): A grande descoberta da viagem. O chef João Rodrigues resgata a cozinha portuguesa de raiz com técnica impecável.


     

Para brindar, a sugestão é o Gin Lovers, com suas mais de 50 variações da bebida e opção de menu harmonizado com os drinks. 


DAY TRIPS 

Para expandir os horizontes para além da capital portuguesa, o jornalista também explorou as cidades de Sintra e Ericeira. Em Sintra, refúgio romântico na serra a menos de uma hora de Lisboa, a atração visual é o Palácio da Pena, mas a dica de ouro é gastronômica. Não se sai de lá sem provar os Travesseiros (doce de massa folhada com creme de ovos) da Piriquita e as tradicionais Queijadinhas da Casa do Preto. 

Ericeira é uma vila de pescadores, conhecida por ser uma Reserva Mundial de Surf, e conquistou Zeca pelo ritmo desacelerado. A experiência chega ao ponto alto no restaurante Golfinho Azul, em São Lourenço, onde o Pão de Mafra (pão rústico típico da região) recheado e a vista para o Atlântico transformaram o jantar em um capítulo memorável.


Sobre a Nomad

Fundada em novembro de 2020, a Nomad foi pioneira em oferecer aos residentes no Brasil uma conta bancária nos EUA e, atualmente, é um dos maiores players do mercado no que tange soluções completas para a vida financeira global dos brasileiros. Com a fintech, os clientes podem construir seu patrimônio financeiro em dólar, além de realizar transferências internacionais e compras no exterior. O cartão Nomad é aceito global para operações presenciais e virtuais, além de permitir saques em caixas eletrônicos (ATMs).

 

Por meio da plataforma de investimentos, a fintech concede acesso às principais bolsas americanas para a realização de aplicações em ações, ETFs, REITs, Bonds e títulos de renda fixa em dólar para quem busca ‘dolarizar’ o patrimônio como forma de diversificação e, consequentemente, mais proteção. Os serviços de investimento oferecidos pela Nomad são intermediados pela corretora local Global Investment Services DTVM Ltda.

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page