top of page

Últimos dias para visitar a exposição que revive o pregão viva-voz da Bovespa

ree

Gestos rápidos, vozes e adrenalina moviam milhares de negociações. Esse era o cenário diário do pregão viva-voz, prática que marcou a história da Bovespa e moldou a cultura do mercado de capitais brasileiro. Este ambiente único e intenso, que marcou gerações, ganhou vida novamente a partir da exposição “Ecos da Memória: 110 anos de pregão viva-voz", vinte anos após seu encerramento. A mostra entrou na reta final e fica em cartaz até o dia 29 de dezembro, no Centro Histórico de São Paulo. A visitação é gratuita.

A exposição é uma imersão sensorial no ambiente vibrante onde operadores e assistentes, munidos de jalecos coloridos, telefones e lapiseiras amarelas, movimentavam o mercado de capitais brasileiro. O percurso expositivo combina recursos audiovisuais, interativos e acervo histórico para envolver o visitante em todas as dimensões dessa memória.

O módulo de projeção imersiva apresenta, em quatro telas simultâneas, um vídeo de sete minutos que narra a trajetória do pregão viva-voz - da efervescência da corbeille à transição para o sistema eletrônico e o surgimento do Home Broker. Além disso, estão expostos objetos do pregão - como jalecos, telefones e a icônica lapiseira amarela – que fazem parte do acervo do Museu.

 

SERVIÇO

Exposição temporária “Ecos da Memória: 110 anos de pregão viva-voz”

Visitação: até 29 de dezembro de 2025

Local: Espaço de mostras Temporárias do MUB3

Endereço: Rua João Brícola, 59 - Centro Histórico, São Paulo – SP

Entrada gratuita

 

Edifício JB – Prédio das Moedas

O histórico Edifício JB, que tem a bela fachada decorada com reproduções de moedas nacionais de diferentes épocas, já abrigou diversas instituições bancárias e foi reaberto ao público depois da reforma promovida pela B3 –. No térreo, abriga um café e conta com um espaço para exposições temporárias.

 

Sobre MUB3

O MUB3 - Museu da bolsa do Brasil nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.

 

Acompanhe o MUB3 nas redes sociais


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page