Açaí é jantar? No Brasil, 53% dos pedidos no iFood foram feitos no período
- Rodrigo Carvalho

- 6 de set.
- 2 min de leitura
O Dia do Açaí, celebrado nesta sexta-feira (05), comemora o amor dos brasileiros pela fruta que só tem aqui. E para celebrar a data, o iFood compartilha levantamento que reflete essa paixão nacional: apenas em 2025, 38 milhões de pedidos por açaí foram feitos na plataforma - 14% a mais que ano passado. O Açaí ocupa o quinto lugar da lista de culinárias mais solicitadas pelo aplicativo e a maioria dos pedidos foram feitos no período do jantar - dos 38 milhões de pedidos, 53% foram feitos neste período, comprovando que, para os brasileiros, o açaí pode ser o jantar.
A madrugada também tem crescido na tendência de consumo: o iFood registrou que os brasileiros têm comido muito açaí durante as altas horas, registrando 30% de pedidos - período foi o que mais cresceu em consumo comparado ao ano passado. Os principais estados que consomem o alimento por delivery são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, no entanto, o estado que registrou o maior crescimento de pedidos é o que é o berço da fruta amazônica: o Pará, apresentando 37% a mais de pedidos que o ano passado, seguido pelo estado da Bahia (36%), Piauí (35%), Mato Grosso e Tocantins (33%).
Açaí é oportunidade para pequenos e médios empreendedores
O mercado de açaí no iFood é caracterizado pela predominância de pequenos e médios empreendimentos, cerca de 85% dos estabelecimentos que oferecem açaí no iFood são PMEs. Essa característica fortalece o ecossistema de empreendedores locais, que encontram no açaí uma oportunidade de participação no mercado digital. O “I Love Açaí”, presente no iFood em Goiânia, revela que entrega 45.000 pedidos mensais e já abriu 8 lojas ao redor da cidade. Revela que a transformação no consumo por Açaí ocorreu durante a pandemia, quando a empresa viveu crescimento meteórico e passou de 50 para 250/300 pedidos por dia, resultando em uma grande expansão em dois anos.
Atualmente, a marca fatura R$1.5 milhão de reais, com o delivery representando 87% do faturamento, e um crescimento baseado em dados do iFood. “Todo o planejamento de expansão e crescimento foi feito baseado nos números que o iFood me fornecia. Com esses dados foi possível traçar a melhor estratégia de logística, possibilitando realizar entregas em até 16 minutos.”, explica Igor Schimitel, representante do restaurante.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 120 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 400 mil entregadores conectados, 400 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite nosso site.
Conheça essa e outras notícias no iFood News








Comentários