top of page

Festas de fim de ano na ‘roça’: 5 dicas para uma ceia segura, mesmo com pouca estrutura

ree

Fogão de lenha aceso, mesa farta e calor típico do verão no interior. Para quem vai passar as festas de fim de ano em uma “roça” tranquila de uma cidade distante dos centros urbanos, a ceia pede escolhas simples e seguras. Afinal, nem só de churrasco vive o fim de ano do brasileiro. 

Para driblar a pouca estrutura de sítios e encarar a rusticidade ao seu favor, a professora de Nutrição da Faculdade Una, em Itabira (MG), Haira Guedes, orienta preparações bem cozidas e que não dependam tanto de geladeira, para evitar riscos à saúde. As dicas valem também para quem não quer passar a noite inteira na cozinha. A Una integra o maior e mais moderno ecossistema de ensino do país, o Ecossistema Ânima. 

1. Evite alimentos sensíveis ao calorA professora Haira Guedes alerta: as preparações como maionese, cremes, carnes cruas ou malpassadas devem ficar fora do cardápio da ceia na roça. “O calor favorece a contaminação dos alimentos, por isso é importante evitar pratos muito sensíveis à temperatura”, explica. 

2. Aposte em pratos bem cozidos e tradicionaisAssados feitos durante o dia são boas escolhas, como frango assado, pernil ou peixe na folha de bananeira. Para acompanhar, farofa, tutu de feijão e vinagrete sem ingredientes crus sensíveis são opções práticas. “O tutu de feijão combina muito bem com farofa e lombo, é um prato tradicional e fácil de manter aquecido”, destaca Haira. 

3. Use o fogão de lenha e o tacho a seu favorArroz, feijão e carnes podem ser mantidos aquecidos no fogão de lenha em banho-maria ou em tachos bem tampados. “Qualquer alimento mantido a 60 graus pode ser oferecido por até seis horas. O importante é manter tudo coberto, com tampa, para conservar a temperatura e evitar insetos”, orienta a professora. A orientação é manter os alimentos sempre bem tampados e longe de insetos. 

4. Prefira lanches e doces que não precisem de geladeiraPara beliscar, a dica são pães caseiros, biscoito de polvilho e queijos mais curados. Nos doces, Haira recomenda opções mais resistentes ao calor. “Doce de leite, goiabada, doce de banana, mamão ou figo em calda ou seco, além de paçoca, rapadura e frutas desidratadas, suportam melhor a temperatura”, sugere. 

5. Facilite o acesso à água durante a ceiaCom o calor e o consumo de bebidas alcoólicas, a hidratação não pode ser esquecida. “Deixar água à disposição é fundamental. Dá para usar jarras cobertas com voal ou um pano fino e limpo. Outra opção é comprar garrafinhas ou copos de água mineral e disponibilizá-los em recipientes maiores, como um tacho bem higienizado – típico em muitas fazendas - com bastante gelo, o que facilita o acesso e evita ter que ficar reabastecendo toda hora”, orienta a professora da Una. Basta pegar o copinho e se hidratar.

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page