Ministra Margareth Menezes empossa a nova Secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão
- Rodrigo Carvalho
- há 19 horas
- 2 min de leitura

Após a recriação da Secretaria de Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC) em 28 de maio, chegou a vez da nova secretária assumir o posto. Cláudia Leitão será empossada nesta quarta-feira (9), pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em seu gabinete, em Brasília (DF).
Cláudia Leitão, que já esteve neste cargo no MinC entre 2011 e 2013, para criar a SEC, tem agora a missão de implementar a Política Nacional de Economia Criativa, denominada Brasil Criativo, que irá formular programas e ações para fortalecer o campo da economia criativa como estratégia de desenvolvimento brasileiro. Trata-se de estruturar territórios criativos e seus ecossistemas, com ênfase na criação, produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços culturais e criativos brasileiros.
“A SEC retorna ao MinC em um momento oportuno. Sua contribuição será imprescindível para a qualificação do desenvolvimento do país. Por isso, saúdo a coragem e a ousadia da ministra Margareth Menezes de liderar o retorno ao MinC da pauta da economia e do desenvolvimento territorial”, afirma Cláudia Leitão.
Para a ministra Margareth Menezes, a recriação da SEC é fundamental e de grande importância para consolidação dos setores culturais e criativos. “A Unesco apontou recentemente que 6,7% do PIB do mundo é gerado pela economia criativa e mais de 30 milhões de pessoas são empregados nesse setor, por isso precisamos de políticas específicas para alçar a cultura brasileira ao lugar que ela merece”, afirma.
No Brasil, a economia criativa representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), movimenta por volta de R$ 230 bilhões e emprega cerca de 7,8 milhões de pessoas nas mais de 130 mil empresas formalizadas, equivalente a 7% do total dos trabalhadores da economia do país.
Secretária
Bacharela em Direito e licenciada em Música, Cláudia Leitão tem destacada experiência nas áreas das políticas públicas para cultura, economia criativa e desenvolvimento, nas quais atua como pesquisadora, gestora pública e consultora.
Entre os cargos que já ocupou, estão os de superintendente do Senac-CE, de secretária de Cultura do Ceará e diretora do Observatório de Fortaleza, além de secretária de Economia Criativa do MinC entre 2011 e 2013.
SEC
A Secretaria de Economia Criativa (SEC) foi recriada, em maio deste ano, a partir do desmembramento da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic). A novidade faz parte do processo de formulação e implementação da Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo – com o objetivo de consolidar políticas públicas para o fortalecimento dos setores produtivos relacionados à cultura e à criatividade no país.
Comments