Rakugo é tema do 10º episódio do podcast HAJIMARU
- Rodrigo Carvalho
- há 30 minutos
- 2 min de leitura

O 10º episódio do podcast HAJIMARU, que vai ao ar na sexta-feira (26), traz um bate-papo com a Profa. Dra. Alice Yagyu, pesquisadora de teatro japonês e doutora em Artes Cênicas pela USP. Durante a conversa, a especialista apresenta ao público brasileiro o Rakugo, tradicional arte japonesa de contar histórias cujo foco está na exploração das emoções humanas de maneira leve e acessível, conectando o público à universalidade do riso e da empatia.
Ao longo do episódio, Alice explica o que caracteriza o Rakugo, uma arte cênica japonesa, executada por um único narrador, o Rakugo-ka ou Hanashi-ka (lit.: contador de histórias), que com o auxílio de um leque e uma toalha (chamadas de tenugui) interpretam diferentes personagens e situações por meio de gestos e expressões sutis.
A professora também contextualiza a origem da prática no período Edo, onde discorre sobre a estrutura das histórias, e tece um comentário sobre a origem do nome Rakugo, e como ele se relaciona com o ochi, a virada final que surpreende e provoca o riso da plateia.
A conversa ainda aborda as semelhanças e diferenças entre o Rakugo e outras formas contemporâneas de humor e narração, como o stand-up comedy, além de destacar a relação entre mestre e discípulo nessa tradição centenária, com base na experiência de Alice K. no período que estudou como discípula de um Rakugo-ka, no Japão. Outro ponto de destaque é a presença feminina no Rakugo, tema em que Alice comenta os desafios históricos e as transformações recentes, com o surgimento de mais mulheres artistas nesse universo, como a rakugo-ka RAMUNE, que participa do episódio com uma demonstração especial da história “Jugemu, gravada especialmente para os ouvintes do podcast HAJIMARU!”
Produzido pela Fundação Japão em São Paulo, o podcast HAJIMARU aproxima Brasil e Japão por meio de conversas com convidados que compartilham suas trajetórias pessoais e profissionais ligadas à língua, à cultura e às artes japonesas. A iniciativa amplia o acesso à cultura japonesa no Brasil, mostrando como a tradição e a contemporaneidade se complementam.
O novo episódio estará disponível a partir das 9h desta sexta (26), nas principais plataformas de áudio e no canal da Fundação Japão no YouTube. Acompanhe todos os episódios na íntegra no Spotify. Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://fjsp.org.br/podcast-hajimaru.
Sobre a Fundação Japão em São Paulo
Presente desde 1975 no Brasil, a Fundação Japão desenvolve ampla programação cultural e educacional voltada para arte, língua e estudos japoneses. Em 2025, reforça seu papel como ponte cultural por meio de eventos que integram tradição e contemporaneidade. Saiba mais em: https://fjsp.org.br






