top of page

Tambor de Crioula Flores de São Benedito realiza evento no Guará


Além da apresentação do grupo, a celebração contará com a presença de Mestre Chico, importante ícone da cultura maranhense

Nesse fim de semana acontecerá, no Guará, o encerramento da 1a edição do Projeto Flores de São Benedito. O grupo Tambor de Crioula Flores de São Benedito, depois de uma série de atividades realizadas nos últimos meses, com várias oficinas, presenciais e online, encerra o ciclo do ano com um evento na cidade. O encerramento, que seguirá todos os protocolos anti-covid, contará com a marcha de tambor do grupo anfitrião e também com a presença de Mestre Chico, importante figura da cultura popular do Maranhão. O Mestre se apresenta e vai repassar fundamentos, toques, cantos e energias da tradição do Tambor de Crioula. O evento acontece nesse sábado, dia 27, às 14h, na Casa de Cultura do Guará.


Projeto Flores de São Benedito

O Projeto Flores de São Benedito, elaborado e aprovado no ano de 2020, é uma conquista para o grupo cultural Tambor de Crioula Flores de São Benedito. O grupo foi idealizado em 2009 por pessoas naturais do estado do Maranhão (MA) e que tem como Mentor o cantor, compositor, luthier e percussionista, Francisco Lucas Macedo, Mestre Chico Macedo ou Chico Broca. O Mestre, hoje, aos seus 81 anos, é um dos detentores dos saberes ancestrais do Tambor de Crioula, e junto a ele estão outros profissionais da cultura, como Barrabás e Preto Celso, artistas também naturais do Maranhão (MA) que apoiam e colaboram com o grupo. O Projeto Flores de São Benedito visa levar a cultura tradicional do Tambor de Crioula para os espaços públicos, pontos de cultura e demais locais que dialogam com a valorização da cultura popular.


Mestre Chico

Francisco Lucas Macedo, o Mestre Chico, é um homem de muitas habilidades. Além de Mestre da Cultura Popular, é barqueiro, pedreiro e carpinteiro profissional, constrói com maestria os tambores utilizados nas rodas de tambor-de-crioula. Alcantarense, nascido em Guririba, herdeiro legítimo das tradições africanas, gosta mesmo de fazer e tirar dos tambores que constrói, o batuque que há séculos vem sendo tocado no Maranhão. Como um autêntico mestre, seu Chico adora compartilhar conhecimentos. Outro prazer de Seu Chico, é ensinar aos apaixonados pela brincadeira a compor e a tocar o tambor. Mestre Chico deu continuidade à sua tradição, criando o grupo Tambor de Crioula Flores de São Benedito, fundado em 18 de Setembro de 2018 no Guará/DF e que carrega o legado de seu mestre em cada marcha de tambor e em cada apresentação.


SERVIÇO

Tambor de Crioula do grupo Flores de São Benedito com Mestre Chico

Quando: 27 de novembro, sábado, 14h

Onde: Casa de Cultura do Guará

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Mais informações:

Commentaires


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page