Voz Azul da Nova MPB, Luiza Girardello apresenta World Ablaze, álbum de estreia construído entre Boston e Porto Alegre
- há 1 hora
- 2 min de leitura

Há discos concebidos para existir como obra. Outros simplesmente acontecem. World Ablaze”, pertence claramente ao segundo grupo. Primeiro álbum de Luiza Girardello, a Voz Azul da Nova MPB, nasceu quase por acaso, a partir do registro de um recital de formatura apresentado em Boston (EUA), e acabou revelando uma artista que faz da ausência de rótulos sua principal identidade. Com lançamento marcado para 14 de agosto, o álbum reúne nove faixas autorais escritas ao longo de aproximadamente três anos.
Construído ao longo de uma fase de incertezas da cantora nos Estados Unidos, “World Ablaze”, chega ao público como um lançamento da ZA Music, produtora artística da cantora e compositora Zabelê Gomes, com distribuição da Musicorama. E, curiosamente, nunca foi pensado como um álbum conceitual. As músicas nasceram em momentos distintos e só depois Luiza percebeu que todas compartilhavam um mesmo ponto de encontro: a liberdade. “Como componho em estilos muito diferentes, resolvemos assumir isso como linguagem. O elo entre as músicas acabou sendo justamente a ausência de um único caminho.”
Essa pluralidade atravessa todo o repertório. MPB, jazz, bossa nova, baião, rock e até referências ao metal progressivo convivem de forma natural, refletindo uma formação musical construída entre Porto Alegre, onde nasceu, e Boston, cidade em que viveu por alguns anos, antes de se mudar para Nova Iorque. Já a produção é assinada por Luiza ao lado do baterista, arranjador e coprodutor João Vitor Costa Dias.
Gravado majoritariamente ao vivo, com todos os músicos tocando simultaneamente em estúdio, o álbum privilegia a espontaneidade. Sem backing vocals e com poucas intervenções de pós-produção, o resultado preserva a sensação de uma performance íntima. “A ideia era que fosse eu diante do mundo.”
Essa proposta também aparece na construção sonora, que aposta em sons comuns, captados em Boston, como pássaros, ruídos próximos à estação de metrô, e até uma máquina de escrever. Elementos que foram incorporados discretamente aos arranjos, ampliando a atmosfera das canções sem tirar delas o protagonismo. Outro ponto atraentemente sobre o repertório, é fato dele alternar músicas em português e inglês, escolha que reflete a própria rotina da artista. “Depois de tantos anos vivendo aqui, minha criatividade acontece naturalmente nos dois idiomas. Algumas músicas simplesmente nascem em português; outras, em inglês.”
Faixa foco
A canção que conduz o lançamento também inspira o título do álbum. Foi dela que surgiu a expressão World Ablaze. Escrita durante uma disciplina de composição na universidade em Boston, a música nasceu a partir de um relacionamento específico, mas acabou incorporando diferentes experiências afetivas vividas pela cantora ao longo dos anos.
Mais do que um álbum de estreia, “World Ablaze” apresenta uma artista que transita com naturalidade entre idiomas, referências e estilos musicais. Sem buscar um lugar específico dentro da MPB contemporânea, Luiza Girardello constrói um trabalho que encontra força justamente na liberdade de não seguir uma única direção.






Comentários