top of page

VPN nas empresas: Advogada especialista em direito digital revela como a nova ferramenta pode auxiliar na segurança digital

Com as diversas oportunidades de trabalho no ambiente digital e o uso de novas tecnologias, problemas relacionados ao vazamento de dados tem se tornado cada vez mais comum. A internet passou a ser fundamental nos mais diversos tipos de empreendimentos, aumentando o risco de cyber ataques internos. 


Visando eliminar qualquer tipo de ataque hacker  que possa interferir no sistema operacional interno, várias empresas passaram a fazer uso da VPN, como medida de segurança digital. Na opinião da advogada paulista Manuela Oliveira, especialista em Direito Digital, sócia do escritório Marques e Oliveira Advogados: “O uso de VPNs tem crescido nas empresas, trazendo promessas de maior segurança e privacidade on-line. Uma VPN mal configurada ou utilizada sem critérios pode comprometer o sigilo das informações corporativas, expondo dados sensíveis e ameaças internas”. 


Com uma proposta semelhante à cibersegurança, a VPN tem como propósito impedir que dados sensíveis internos junto ao tráfego da rede sejam invadidos e expostos sem autorização. Prevenindo qualquer crime virtual. Segundo Manuela, o uso interno oferece mais segurança e privacidade: “Quando uma empresa utiliza VPNs, ela busca garantir segurança do tráfego de informações e evitar interceptações. Contudo, se essa ferramenta for usada para contornar bloqueios, como ocorreu com o X, as consequências podem ser severas”.


Por fim, Manuela explica que a rede VPN pode proteger a empresa de diversas formas através do trabalho de criptografia. “Diante desse cenário as empresas devem ser proativas: É crucial estabelecer diretrizes e políticas claras para o uso do VPNs, assim como monitorar sua utilização e documentar todos os procedimentos sempre que possível”. 



Sobre o escritório Marques e Oliveira Advogados 

Marques & Oliveira Advogados é um escritório de atuação diversificada, tendo por sinônimo o comprometimento com resultados positivos em operações empresariais. Desde a sua fundação em 2014, pauta seu desenvolvimento na construção de parcerias com seus clientes, agregando cada vez mais serviços multidisciplinares e atividades preventivas de interpretação de todas as questões legais a clientes nacionais e internacionais.


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page