top of page

Resultados da busca

40557 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Romance "Apenas Coisas Boas", de Daniel Nolasco, tem pré-estreia gratuita em Brasília

    A Olhar Filmes apresenta a pré-estreia do novo filme do diretor Daniel Nolasco, “Apenas Coisas Boas”, em Brasília. A produção, que conta a história de dois homens que se apaixonam e ficam juntos por mais de 40 anos, tendo como cenário Goiás, um dos estados mais conservadores do Brasil, oferece um olhar íntimo sobre vivências marginalizadas e propõe uma reflexão intimista sobre como conquistas sociais e mudanças no comportamento e na percepção da sociedade contemporânea influenciam na vida cotidiana de um casal homoafetivo. A exibição é gratuita e ocorre nesta quarta-feira (17), às 20h, no Cinesystem Casa Park (SGCV Shopping Casa Park - Guará). A classificação é 18 anos. A sessão contará com a presença do diretor Daniel Nolasco, da produtora Cecília Brito e dos atores Lucas Drummond e Fernando Libonatti . No dia 19 de junho, “Apenas Coisas Boas” tem pré-estreia em Anápolis, no 9º DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, às 19h, no Cine Prime do AnaShopping. Ingressos à venda pelo Sympla. Assista ao trailer: Apenas Coisas Boas | Trailer Oficial Sinopse: No município de Catalão, em uma paisagem rural, Antonio, interpretado por Lucas Drummond, é um fazendeiro que vive sozinho e isolado, cuidando dos afazeres de sua pequena fazenda. Seu destino cruza com o de Marcelo, vivido por Liev Carlos, um motociclista solitário que sofre um acidente ao passar pela região. Desacordado, ele é resgatado por Antonio, que cuida de seus ferimentos e o abriga durante sua recuperação, dando início a uma história de amor que transforma, desestabiliza e provoca rupturas em cada um deles. “Apenas Coisas Boas” chega aos cinemas no dia 25 de junho, na semana em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28). Prêmios “Apenas Coisas Boas” teve sua estreia mundial no Festival de Guadalajara, no México, em 2025. No Brasil, o filme foi lançado no 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, na Mostra Competitiva Brasileira, levando os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Direção de Arte. A produção ainda foi premiada no Frameline Completion Fund, fundo norte-americano destinado a filmes com temática LGBTQ+. No For Rainbow Fortaleza, em 2025, o longa levou os prêmios de Melhor Ator (Lucas Drummond) e Melhor Direção de Arte. Já no QueerCineMad, Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ de Madrid, recebeu menção especial de Melhor Atriz (Renata Carvalho), no último ano. No Mix Brasil São Paulo 2025, o longa levou menção especial na Competição Nacional de Longas-Metragens, e no Reelout Queer Film Festival Kingston deste ano, recebeu o prêmio de Melhor Ator (Lucas Drummond). “Apenas Coisas Boas” é uma produção da Rensga Filmes, em coprodução com a Caprisciana Produções, com distribuição nacional exclusiva da Olhar Filmes em parceria com a RioFilme. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Ficha Técnica:“Apenas Coisas Boas” (Brasil | 2025 | 104’)Produtora: Rensga FilmesDireção e Roteiro: Daniel NolascoElenco: Lucas Drummond, Fernando Libonati, Liev Carlos, Renata Carvalho, Igor Leoni, Guilherme Théo, Norval Berbari, Lizz Miranda, Brenda Oliveira. Produção executiva: Cecília BritoProdução: Cecília Brito, Daniel Nolasco, Hans SpelzonFotografia: Larry MachadoEdição: Will Domingos, Edt.Direção de arte: Marcus TakatsukaFigurino: Rafaelly GodoyDesenho de som: Guile MartinsMixagem: Jesse MarmoSom direto: Naja Sodré, Daniel NolascoDistribuição: Olhar FilmesClassificação: 18 anosTrailer: Apenas Coisas Boas | Trailer Oficial Sobre Daniel Nolasco: Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense e em História pela Universidade Federal de Goiás, Daniel Nolasco escreveu e dirigiu mais de 10 curtas-metragens, exibidos e premiados em vários festivais nacionais e internacionais. Seu primeiro longa-metragem de ficção, “Vento Seco” (2020), fez sua estreia na Mostra Panorama do 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Rensga Filmes: É uma produtora cultural de Goiânia que tem como sócios Cecília Brito e Daniel Nolasco. Especializada em produções independentes que buscam sempre a diversidade como pilar de suas obras. Entre os trabalhos mais representativos da produtora estão os curtas-metragens “Sr. Raposo” e “O Cavalo de Pedro”, e o longa-metragem documentário “Mr. Leather”, ambos do diretor Daniel Nolasco, que juntos foram exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais. "Apenas Coisas Boas" é o primeiro filme de ficção da produtora. Sobre a Olhar Filmes - Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade, levando as produções a outros olhares, com o objetivo de sensibilizar e provocar reflexão, promovendo filmes que dialogam com a contemporaneidade, a multiplicidade de realidades e narrativas. Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios. Contribuindo para o crescimento do cinema brasileiro, a Olhar Filmes já distribuiu filmes no BRasil e outras partes do mundo, e, recentemente, lançou sua própria plataforma de exibição, a OlharPlay, com catálogo vasto com muitos dos seus pais, além da disponibilidade nas plataformas populares de streaming, Globoplay, Telecine, Netflix, Mubi, Prime Video e Apple TV. Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff; “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba e Jandir Santin; “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira; “Alice Júnior” de Gil Baroni;“Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves; “Vento Seco” de Daniel Nolasco; "A Mesma Parte de Um Homem" de Ana Johann; "UÝRA, A Retomada da Floresta" de Juliana Curi; “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu; e “Praia Formosa” de Julia De Simone. Mais informações no site oficial: www.olharfilmes.com.br .

  • DF Instrumental Fest Gama terá show de fundador do Chico Science & Nação Zumbi, Lúcio Maia

    O DF Instrumental Fest 2026 dá início ao seu quarto ciclo no próximo dia 20 de junho, com programação gratuita no Centro de Ensino Médio (CEM) 02 do Gama. A primeira etapa do festival reúne atrações da música instrumental contemporânea, manifestações da cultura popular e intervenções poéticas, reforçando a proposta de democratizar o acesso à cultura e aproximar diferentes públicos da produção artística do Distrito Federal. Com abertura dos portões às 15h55, a programação começa às 16h16 com apresentação do Zenga Baque Angola, grupo brasiliense que leva ao público a força do Maracatu. Na sequência, o guitarrista, compositor e um dos fundadores do Chico Science e Nação Zumbi, Lúcio Maia, sobe ao palco às 16h46 para apresentar seu trabalho marcado por experimentações sonoras e pela trajetória construída ao longo de décadas na música brasileira. “Eu acredito muito na longevidade artística a partir do momento que você sempre tem novidade pra trazer. Baseado nisso, eu tenho uma relação maravilhosa com meu legado. Tudo que foi registrado serve como degrau da minha carreira”, reflete Lúcio, que foi eleito o melhor guitarrista brasileiro por sete vezes consecutivas pela revista O Dilúvio, além de colecionar colaborações com nomes de peso da música popular como Marisa Monte, Seu Jorge, Lenine e Ney Matogrosso. Após outra participação do Zenga, às 17h46, o encerramento musical da tarde fica por conta de Cairo Vitor, que se apresenta das 18h06 às 18h41. O violonista, diretor musical e arranjador atua no cenário musical brasiliense há 20 anos, e vai trazer ao festival seu trabalho que vai do violão erudito à improvisação jazzística. Ao final das apresentações, o público poderá acompanhar uma intervenção da Banca de Poetas, projeto sociocultural e ambiental criado em 2001 pelo escritor e ambientalista José Garcia Caianno. No Gama, o projeto é conhecido por suas ações itinerantes, promovendo troca de livros, apresentações de teatro literário, saraus e a difusão de autores da região. A etapa do Gama marca o início de uma circulação que seguirá para Taguatinga em 18 de julho, no Sesc Taguatinga Sul. Grandes nomes da música brasileira sobem ao palco, entre eles Tom Zé, Edgar Scandurra, Metá Metá e Calango Careta, reafirmando o compromisso do festival com a diversidade artística e a valorização de diferentes linguagens musicais. DF Instrumental Fest Consolidado como um dos principais eventos dedicados à música instrumental no Distrito Federal, o DF Instrumental Fest vem fortalecendo, a cada ciclo, uma cena musical pulsante, plural e contemporânea. O projeto conecta artistas locais e nacionais em experiências que promovem inovação sonora, formação de público, acessibilidade e ocupação criativa dos espaços da cidade. Ao longo de sua trajetória, o festival tem se destacado pela curadoria artística singular e pela valorização da produção cultural do DF. Em 2025, realizou um encontro histórico ao trazer a Banda Black Rio para Brasília em celebração aos 50 anos do grupo. Já em 2024, recebeu Hermeto Pascoal em uma das apresentações mais marcantes de sua programação. “Mais do que um festival de música, o DF Instrumental Fest é uma plataforma de difusão cultural, intercâmbio artístico e fortalecimento da economia criativa, promovendo encontros que ampliam o acesso à cultura e estimulam novas conexões entre artistas e público”, reforça R. C. Ballerini, idealizador do projeto. O DF Instrumental Fest é uma realização da Ilimitada Criação e Okê Arô Produções, com apoio do Centro de Ensino Médio (CEM) 02 e da Administração Regional do Gama. O projeto conta com o fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e parceria da Audiovic e da La Pauta Comunicação. Programação 15h55 – Abertura dos portões 16h16 às 16h46 – Zenga Baque Angola (intervenção) 16h46 às 17h46 – Lúcio Maia 17h46 às 18h06 – Zenga Baque Angola (intervenção) 18h06 às 18h41 – Cairo Vitor Encerramento: intervenção da Banca de Poetas Serviço - DF Instrumental Fest 2026 – Etapa Gama Data: sábado, 20 de junho de 2026 Local: Centro de Ensino Médio (CEM) 02 do Gama Entrada gratuita

  • Brasil x Haiti ao som de Elas Que Toquem, no Na Seis - Comida de Bar

    A Copa do Mundo de Futebol tem um ponto de encontro especial em Brasília. O Na Seis – Comida de Bar preparou uma programação exclusiva para os jogos da Seleção Brasileira, reunindo transmissão em telão gigante, TVs espalhadas pelo salão e pela praça da 706 Norte, áudio da partida, música ao vivo, rodízio volante de petiscos e bebidas geladas para acompanhar cada lance. A proposta é transformar os dias de jogo em uma grande confraternização, combinando a paixão nacional pelo futebol com a atmosfera descontraída que já faz parte da identidade da casa. Localizado às margens da W3 Norte, o Na Seis oferece um ambiente ao ar livre, com mesas na praça e estrutura para que o público acompanhe a partida de qualquer ponto do espaço, com cobertura para a chuva. Além da transmissão do jogo Brasil x Haiti, nesta sexta-feira (19/6), a programação contará com a roda de samba do grupo Elas Que Toquem, projeto formado por mulheres instrumentistas que celebram a força feminina na música brasileira. Enquanto a bola rola, o público poderá aproveitar o rodízio volante, sistema em que os garçons circulam pelo espaço oferecendo petiscos diretamente às mesas. O cardápio também inclui opções à la carte assinadas pelo chef André Amorim, além de drinks autorais, cervejas estupidamente geladas e bebidas sem álcool. “Esperamos muita alegria e que o Brasil ganhe para fazermos aquela festa e aquele samba. Começamos às 18 horas, a galera tá saindo do trabalho e já pode sentar nesse ambiente que é maravilhoso, com os melhores drinks de Brasília e melhores petiscos. Amamos o Na Seis, um lugar aberto, onde você pode curtir brincar e, ao mesmo tempo, sambar”, afirma Maisa Lameira. Na partida entre Brasil e Escócia, em 24 de junho, a música fica por conta da sambista Carol Nogueira, já conhecida da programação fixa da casa. Na Seis Desde sua inauguração, em 2022, o Na Seis - Comida de Bar vem se consolidando como um dos pontos de encontro da vida cultural da W3 Norte, unindo gastronomia, música ao vivo e ocupação dos espaços públicos da cidade. Durante a Copa, a proposta é ampliar essa experiência e criar um ambiente de celebração para torcedores, famílias e grupos de amigos. “O Na Seis nasceu com a proposta de ocupar a W3 Norte com cultura, convivência e experiências de qualidade. A Copa do Mundo é uma oportunidade perfeita para reunir as pessoas na praça, fortalecer a vida urbana da região e criar momentos de celebração em torno do futebol, que é uma paixão nacional”, destaca Jomilton Júnior, fundador do Na Seis – Comida de Bar. Programação – Copa na Seis 19 de junho (sexta-feira) Brasil x Haiti – 21h30 Atração musical: Elas Que Toquem 24 de junho (quarta-feira) Escócia x Brasil – 19h Atração musical: Carol Nogueira Serviço-Copa na Seis Onde: Na Seis – Comida de Bar – SCLRN 706, Bloco B, Loja 3, Asa Norte Quando: Dias 19 e 24 de junho Couvert artístico: R$ 20 por pessoa

  • Janine Brito será homenageada com prêmio de “Liderança Feminina em Inovação” no Jantar de Gala da Inovação

    A empresária Janine Brito, presidente do Lide Mulher Brasília e CEO do Grupo Pinheiro de Brito e da Pinheiro Ferragens, será uma das homenageadas no Jantar de Gala da Inovação, promovido pelo Capital LAB e integrante da programação oficial do CITIG (Congresso Internacional de Inovação) 2026. O evento acontece no dia 17 de junho, em Brasília, e reunirá empresários, investidores, pesquisadores, autoridades e lideranças que contribuem para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal. A honraria reconhece personalidades e instituições que se destacam por sua atuação transformadora em diferentes áreas, incluindo liderança, empreendedorismo e inovação. À frente de empresas que são referência nos segmentos de aço, construção e gestão empresarial, Janine Brito também tem se destacado pela atuação em prol do empreendedorismo feminino e do fortalecimento da presença das mulheres em posições estratégicas de liderança. "Receber esse reconhecimento é uma grande honra, especialmente em um evento que valoriza a inovação como ferramenta de transformação econômica e social. Acredito que inovar também significa abrir caminhos, gerar oportunidades e incentivar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança. Compartilho essa conquista com toda a equipe que constrói diariamente essa trajetória de crescimento, propósito e impacto positivo", afirma Janine Brito. O Jantar de Gala da Inovação integra a programação do CITIG 2026 e tem como objetivo reconhecer lideranças, instituições e trajetórias que impulsionam a inovação no Distrito Federal, promovendo conexões entre o setor produtivo, a academia, o governo e a sociedade. Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados. SERVIÇO: Pinheiro SIA Telefone: (61) 3012-8181 SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE Pinheiro Taguatinga Telefone: (61) 3354-8181 QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

  • Artista Mandí Cintra encerra primeira mostra individual com roda de conversa e apresentações musicais

    Chega à reta final a exposição “O abraço que faz meus pés dançarem", primeira mostra individual da artista Mandí Cintra. Com curadoria assinada por Ricardo Caldeira, o projeto encerra a temporada neste domingo (21/06), com uma programação gratuita, que une artes visuais, música e reflexão. A partir das 16h, o público é convidado a fazer uma imersão nos bastidores das 20 aquarelas inéditas que compõem a mostra. Durante a roda de conversa intimista, Mandí Cintra vai compartilhar os detalhes do processo criativo e abrirá espaço para uma partilha coletiva sobre os sentimentos e as sensações despertadas pelas obras, que são a matéria-prima do trabalho da artista. A programação se encerra com um pocket show de canções autorais de Mandí Cintra, acompanhada por Anco Marcos, e uma apresentação do percussionista Lucas Ramalho, artista residente do Varjão. Formação de público Contemplado pela Lei Paulo Gustavo e coordenado pela Casa Jasmim, o projeto tem como proposta democratizar o acesso à arte contemporânea. Ao longo do mês de maio, a iniciativa promoveu a visitação guiada e gratuita de cerca de 160 estudantes da rede pública de ensino. Em abril, “O abraço que faz meus pés dançarem” realizou ações formativas com oficinas gratuitas ministradas pelas artistas Mandí Cintra e Mylena Edna Oliveira para alunos do CED São Francisco (Chicão), em São Sebastião. As aulas convidaram os jovens a traduzirem sentimentos em gestos, resultando em uma performance apresentada pelos próprios participantes durante a abertura da exposição. SERVIÇOO Abraço que faz os meus pés dançaremVisitação: de 16 de maio a 21 de junho. Sextas das 16h às 20h. Sábados e domingos das 14h às 19hLocal: Casa Aerada Varjão – Q. 01, Conj. B, Casa 06, Varjão, Brasília – DF Entrada franca Mais informações: @oabracodanca Encerramento da exposiçãoQuando: 21/06 - 16hAtividade: Roda de conversa e apresentações musicais

  • Hidden Brasília recebe Criolina e tributo a Rita Lee em noite dedicada à música brasileira

    A oitava temporada do Hidden Brasília segue ocupando o antigo galpão do Jornal de Brasília com experiências que unem música, gastronomia, arte e encontros. No dia 20 de junho, o projeto recebe uma programação dedicada à diversidade da música brasileira, reunindo os DJs Barata e Pezão, da Criolina, e a cantora Joana Duah em um tributo especial a Rita Lee. Um dos projetos mais emblemáticos da cena cultural brasiliense, a Criolina transforma cada apresentação em uma viagem sonora que conecta ritmos brasileiros a influências globais, passando por grooves africanos, latinidades, música eletrônica e clássicos da cultura popular. Com passagens por cidades como Paris, Londres, Lisboa, Berlim e Buenos Aires, Barata e Pezão são responsáveis por uma das pistas mais celebradas da capital. A noite ganha um capítulo especial com a participação de Joana Duah. Ex-vocalista da banda Maskavo Roots, a cantora apresenta um repertório inteiramente dedicado à obra de Rita Lee, revisitando sucessos que marcaram gerações e ajudaram a transformar a artista em um dos maiores nomes da música brasileira. Instalado no antigo galpão do Jornal de Brasília, no SIG, o Hidden reúne gastronomia assinada, arte contemporânea, ambientação imersiva e uma carta de vinhos selecionada pela Del Maipo. A combinação de diferentes expressões culturais é uma das marcas da temporada, que segue revelando novas experiências ao público da capital. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 60. Serviço Hidden Brasília 2026 – DJs Criolina + Show de Joana Duah canta Rita Lee Data: 20 de junho (sábado) Horário: a partir das 19h Local: Antigo Galpão do Jornal de Brasília – SIG, Lote 765 Ingressos: R$ 60 (1º lote) Informações: @hiddenbrasilia Compra de ingressos: https://www.hiddenbrasil.com.br/#eventos

  • Escola Brasileira de Choro abre seleção para bolsas em cursos de música no DF

    A Escola Brasileira de Choro está com inscrições abertas, de 17 a 30 de junho de 2026, para a seleção de 10 bolsas de estudo integrais destinadas a estudantes e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Programa de Bolsas de Estudo Gratuitas de Instrumentos Musicais, realizado pelo Instituto Cultural de Educação Musical (ICEM) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do projeto Complexo Cultural do Choro que tem apresentação e patrocínio Master da Shell Brasil. As bolsas, que cobrem integralmente o valor do curso, material didático básico e certificação ao final da formação, contemplam cursos livres de formação musical com duração de 12 meses nas modalidades bandolim, canto popular, cavaquinho, pandeiro, percussão, violão e violino. O objetivo é ampliar o acesso à formação artística e contribuir para o desenvolvimento de músicos em uma das mais tradicionais escolas dedicadas ao ensino do choro no país. Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino e professores com vínculo ativo em instituições públicas. Os candidatos deverão apresentar documentação que comprove vínculo com a rede pública de ensino e residência no Distrito Federal. A idade mínima para inscrição é de 12 anos e há reserva de vaga para pessoas com deficiência. Segundo o diretor musical do ICEM, Henrique Lima Santos Neto, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação cultural e a valorização da música brasileira. "Acreditamos que a educação musical transforma vidas e fortalece vínculos com a cultura. Ao oferecer bolsas integrais, buscamos criar oportunidades para que estudantes e educadores tenham acesso a uma formação de qualidade e possam desenvolver seu potencial artístico", destaca. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por formulário eletrônico entre os dias 17 e 30 de junho. A seleção será realizada por meio de sorteio público eletrônico, transmitido ao vivo no dia 01 de julho pelo perfil oficial do Complexo Cultural do Choro no Instagram. O resultado será divulgado até 2 de julho, e as aulas têm início previsto para a semana de 18 de julho. Serviço Programa de Bolsas de Estudo Gratuitas de Instrumentos Musicais da Escola Brasileira de Choro Vagas: 10 bolsas integrais Público-alvo: estudantes e professores da rede pública do Distrito Federal Cursos: bandolim, canto popular, cavaquinho, pandeiro, percussão, violão e violino Inscrições: de 17 a 30 de junho de 2026 Formulário: https://forms.gle/mWEC23UqeBtbyzyH8 Sorteio público: 01 de julho, às 19h Resultado: até 2 de julho de 2026 Início das aulas: semana de 18 de julho de 2026 Informações: contato@escoladechoro.com.br

  • Setor de alimentação fora do lar se reúne em Brasília para o 38º Congresso Abrasel

    As conversas que vão ajudar a desenhar os próximos passos dos bares e restaurantes brasileiros começam nesta terça-feira (16), em Brasília. A cidade recebe a abertura oficial do 38º Congresso Abrasel, encontro que reúne empresários, lideranças, especialistas e representantes do setor de alimentação fora do lar para discutir tendências, desafios e oportunidades para os negócios. A cerimônia de abertura, destinada a convidados, acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 e marca o início de uma programação que transformará a capital federal em ponto de encontro para quem acompanha de perto as mudanças que impactam o mercado de alimentação. Com o tema "Escuta humana. Voz coletiva. Impacto real", a edição deste ano propõe um debate construído a partir das experiências dos empreendedores, valorizando o diálogo e a busca por soluções capazes de gerar resultados concretos para o setor. A programação para o público será realizada nesta quarta-feira (17) e reunirá especialistas, empresários e representantes institucionais em painéis dedicados aos temas mais relevantes para os negócios de alimentação fora do lar. Entre os destaques estão discussões sobre os aprendizados da NRA Show, maior evento mundial do segmento; trabalho intermitente e segurança jurídica; comunicação e empreendedorismo; adequação à NR-1; comportamento do consumidor; além de tendências e perspectivas para o mercado. Sobre o Congresso Reconhecido como o maior evento de informação e conhecimento para bares e restaurantes do país, o Congresso Abrasel também se consolidou como um espaço estratégico para a troca de experiências, geração de conexões e fortalecimento do ambiente de negócios. Os ingressos para participação presencial já estão esgotados, demonstrando a forte mobilização do setor em torno do evento. Quem não conseguiu garantir uma vaga ainda pode acompanhar toda a programação por meio da transmissão online gratuita. Todas as palestras também serão gravadas e podem ser assistidas a qualquer momento Serviço: Evento: 38º Congresso Nacional Abrasel Realização: Abrasel Patrocínio Ouro: 99 food, Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola, Diageo, Getnet, Heineken, Keeta, PMI, Picpay, Pluxee, Stone e Ticket Patrocínio Prata: VR Apoio: ABBT, Barilla e Unecs Parceiro de mídia: B&R e Correio Braziliense

  • VVT — Vivência Vozes da Terra, convida público para uma experiência imersiva neste fim de semana

    Uma experiência que não se assiste. Se vive. Imagine uma noite no Cerrado, ao redor do fogo, onde a viola toca ao vivo, a dança acontece a sua volta e a comida é preparada diante dos seus olhos. O VVT é um encontro imersivo que une: - Música de raiz ao vivo - Ballet contemporâneo - Narrativas do interior - Gastronomia no fogo de chão Tudo acontece ao mesmo tempo, no mesmo espaço, sem palco, sem distância, sem separação. Destaque da noite Antes de existir restaurante, antes de existir fogão a gás, antes de existir qualquer pressa, existia a tacha. Um caldeirão de ferro fundido, pesado e negro de fuligem, que repousava sobre brasas vivas no centro do terreiro. A tachada é um dos pratos mais antigos e genuínos da culinária caipira do Brasil Central e carrega em cada borbulha a memória de um Brasil que ainda sabia sentar junto. Sua origem se perde nos séculos, misturando os saberes indígenas do preparo lento sobre o fogo com a tradição portuguesa do cozido robusto e com os ingredientes que a terra do Cerrado sempre ofereceu com generosidade. Na tachada cabem todos: carne vermelha cortada em pedaços gordos e perfumados, e os legumes que a estação carrega. Cozinhar na tacha significava cozinhar para muitos. Para a comunidade inteira. Era um gesto coletivo. Alguém trazia a lenha, outro a carne, outro os legumes, outro a viola. O fogo reunia tudo enquanto os mais velhos contavam causos, as crianças corriam no terreiro e os casais dançavam à luz da fogueira. A tachada não era apenas uma refeição , era o centro de uma celebração da vida partilhada. No interior de Goiás, esse prato ganhou contornos próprios. O fogo baixo e constante, mantido por mãos experientes que sabiam a hora de mexer, de adicionar, de esperar, transformava ingredientes simples em algo extraordinário. O tempo era parte da receita. A paciência, o principal tempero. Quem comia junto, pertencia. A mesa longa, o prato fundo, a colher de pau passada de mão em mão: tudo falava de comunidade. Na Vivência Vozes da Terra, a tachada não é apenas servida. Ela é preparada à vista de todos, no fogo de chão, como era feito pelos avós dos avós. O cheiro da fumaça, o borbulhar do caldo, a luz laranja das brasas iluminando rostos atentos, tudo isso é parte da experiência. Enquanto a viola toca e os corpos dançam, a tacha aquece. E quando a vivência atinge seu ponto mais profundo, a comida está pronta. Sentar à mesa, então, é o gesto final de um ritual que começou muito antes de qualquer palavra ser dita. Vagas limitadas Evento intimista, com poucos lugares disponíveis. Cada edição é única e não se repete. Para quem é? Para quem quer sair do comum e viver algo real. Para quem sente que cultura é presença, não espetáculo. Garanta seu lugar Garanta seu ingresso e venha sentir de perto as vozes que nascem da terra Serviço: VVT — Vivência Vozes da Terra "Entre Raiz e Coração" Voilà House — Alexânia (GO) 19 de Junho · 20h às 22h

  • Estudantes visitam nova exposição no Museu da Justiça do Rio

    Resistência é... “lutar pelo que você tem e nunca desistir". "Se defender e não ceder às dificuldades". "Proteger o seu território, sua vida e sua cultura”. As definições foram ditadas por estudantes durante a primeira visita da Escola Eleva na exposição “Lideranças Quilombolas do Rio de Janeiro: História e Resistência”. Realizada nesta segunda-feira, dia 15 de maio, pelo Museu da Justiça do Rio, a visita reuniu 51 crianças do quinto ano escolar para saber um pouco mais sobre a participação feminina na construção dos quilombos no Brasil. Por meio dos arte-educadores Vinícius Soares, Lívia Prado, Izadora Alves e Maria Júlia Torres, os alunos exploraram o histórico Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro. A primeira parada foi na exposição “Origens do Direito e Princípios da Justiça”, onde foram instigados acerca de como os códigos constitucionais foram elaborados. Em seguida, partiram para a mostra que rememora o passado e o presente dos quilombos no estado do Rio. No final, conheceram o Tribunal Pleno do Museu. Para a historiadora e curadora Lydia de Carvalho, a mostra promove uma reflexão sobre a formação do país e da sociedade. “Vemos o Museu como uma ponte entre a memória e a história. Estar em diálogo com essas novas gerações possibilita pensarmos em como a nossa sociedade se constituiu e a formou o jeito que vemos o mundo”. Acompanhada pelos professores David Chapple, Beatriz Meirelles e Luciana Mello, a coordenadora Maria Letícia Castilho compartilhou a satisfação em ver os estudantes participarem ativamente. “Eu estou encantada com o Museu, com a equipe e com a desenvoltura da turma em participar das atividades. Eles já têm um conhecimento prévio sobre o assunto e, o que não sabem, demonstram genuíno interesse em aprender”. A exibição é dividida em três ambientes. O primeiro, denominado “História”, apresenta o Quilombo dos Palmares e ressalta o protagonismo feminino em funções de liderança política e militar. O segundo espaço, chamado “Luta”, reúne as trajetórias de lideranças como Dona Eva e sua filha, Tia Uia, que fundaram um quilombo em Armação de Búzios. A sala “Resistência” apresenta mapas e vídeos para conectar os visitantes à realidade atual dos quilombos, mostrando a localização dos mais de 50 territórios quilombolas oficialmente reconhecidos no estado do Rio de Janeiro. A mostra é promovida em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência (Coem), o Núcleo de Promoção de Políticas Especiais de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) e a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj). A exposição pode ser visitada de segunda às sexta-feira, das 11h às 17h, no Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro – Centro do Rio. KB / MG Foto: Brunno Dantas/TJRJ

  • Festival do Bacalhau entra em campo no Dom Francisco

    Enquanto a bola rola nos gramados e as torcidas se reúnem para acompanhar os grandes jogos da temporada, o Dom Francisco escala um time de peso para entrar em campo: o tradicional Festival do Bacalhau. De 15 de junho a 30 de julho, durante o jantar, as unidades da ASBAC e da 402 Sul recebem mais uma edição de um dos eventos gastronômicos mais aguardados da casa. Com receitas que já conquistaram lugar cativo no coração dos clientes e criações exclusivas desenvolvidas especialmente para o festival, o cardápio reúne cinco versões do peixe mais celebrado da culinária portuguesa. Todas servem duas pessoas, acompanham arroz branco ou arroz com brócolis e custam R$ 199. Os pratos estão disponíveis exclusivamente para consumo no restaurante. Para completar a experiência, os clientes que visitarem as unidades da ASBAC e da 402 Sul contam com serviço de manobrista gratuito. Confira as estrelas do time: * Bacalhau com mangarito e pimenta de macaco | R$199 Purê de mangarito do cerrado coberto por bacalhau desfiado refogado com cebola, finalizado com farofa crocante de panko com baru, temperada com pimenta de macaco. * Bacalhau com maçã e purê de mandioca | R$199 Bacalhau em lascas, levado ao forno sob cama de maçãs e temperos da casa, coberto com musseline de mandioca e parmesão para gratinar. * Bacalhau com bacon e banana da terra | R$199 Sucesso do último festival de bacalhau, o prato retorna nesta edição atendendo a pedidos. Receita exclusiva Dom Francisco, preparada com bacalhau em lascas refogado com bacon, banana da terra e batatas. * Bacalhau à portuguesa | R$199 Bacalhau em lascas preparado ao forno em cama de batatas, cebola, pimentão verde, azeitonas pretas. Finalizado com tomates, azeite extravirgem e ovo cozido. * Bacalhau de natas | R$199 Lascas de bacalhau preparadas com nata fresca. Finalizado ao forno sobre cama de batatas e gratinado com queijo parmesão. Festival do Bacalhau Dom Francisco De 15 de junho a 30 de julho Durante o jantar Dom Francisco ASBAC e Dom Francisco 402 Sul R$ 199 por prato (serve duas pessoas) Acompanhamentos: arroz branco ou arroz com brócolis Disponível apenas para consumo no local.

  • Márcia Tauil e Nelson Faria lançam single ‘O Voo da Borboleta’

    “O Voo da Borboleta”, primeiro single do álbum ‘Donato, Já Que Você Deu Motivo’, chega às plataformas digitais, na voz da cantora, compositora e intérprete Márcia Tauil em parceria com o violonista, compositor e arranjador Nelson Faria. O álbum nasce como um gesto de continuidade artística e celebração do legado de João Donato. Ivone Belem, viúva do compositor, convidou Márcia Tauil para interpretar e registrar obras consagradas e inéditas do artista, confiando-lhe a missão de conduzir um trabalho capaz de preservar a integridade estética, rítmica e poética de uma das trajetórias mais sofisticadas e influentes da música brasileira. A escolha de “O Voo da Borboleta” como faixa de abertura carrega também um peso simbólico especial: a parceria com Donato e Nelson Faria. Márcia assina a letra da canção, reafirmando sua força autoral em um momento particularmente importante de sua trajetória artística. Em 2025, a artista foi reconhecida no Prêmio Profissionais da Música nas categorias de Melhor Cantora e Melhor Autora de Música e Letra, consolidando seu lugar não apenas como intérprete de excelência, mas como autora de voz própria. Nelson Faria integra esse percurso como parceiro fundamental do projeto e assina, ao lado de Donato e Márcia, a composição de “O Voo da Borboleta”, além de ser responsável pelo arranjo do single, conduzindo a sonoridade da faixa com sua assinatura sofisticada e reconhecida excelência musical. “Donato, Já Que Você Deu Motivo” dialoga diretamente com as matrizes do jazz brasileiro, da bossa nova e da MPB de linguagem jazzística, reafirmando a força de uma obra que une sofisticação harmônica, invenção rítmica e comunicação direta com o público. Na inédita “O Voo da Borboleta”, a imagem central é uma borboleta de “asa branca e preta”, definida na letra como “pura cor da vida”. A composição traduz com delicadeza e profundidade a maturidade artística, a beleza da síntese e a força silenciosa da transformação. Essa borboleta representa percepção: a compreensão de que a verdadeira cor da vida não está no excesso, mas na essência. Com lirismo sofisticado e a assinatura harmônica inconfundível de Donato, a faixa inaugura o universo poético do álbum e estabelece seu tom: um trabalho que não busca revisitar o passado como nostalgia, mas atualizar a permanência de uma obra fundamental para a música brasileira. O disco contará com a presença de Cristovão Bastos, referência maior da canção brasileira e parceiro histórico de grandes nomes da nossa música, ampliando ainda mais a dimensão artística e afetiva do projeto. O título do álbum — Donato, Já Que Você Deu Motivo — sintetiza essa relação entre homenagem, permanência e continuidade. Não se trata apenas de revisitar um mestre, mas de reconhecer que sua obra segue oferecendo motivo: para cantar, para interpretar, para reinventar e para manter viva uma das linguagens mais sofisticadas da música brasileira. “O Voo da Borboleta” chega às plataformas digitais como o primeiro capítulo dessa travessia, com lançamento pela Mins Música. Um voo delicado. Profundo. E absolutamente necessário. Single ‘O Voo da Borboleta’ • Márcia Tauil e Nelson Faria • Selo Mins Música • 2026 Canção / compositores 1. O Voo da Borboleta (João Donato, Nelson Faria e Márcia Tauil) Ficha técnica: Voz: Márcia Tauil | Violão / guitarra: Nelson Faria | Piano: Misael Silvestre | Baixo: Oswaldo Amorim | Bateria / percussão: Pedro Almeida | Arranjo: Nelson Faria | Produção musical: O Voo da Borboleta (por Nelson Faria) | Captação, mixagem e masterização: Nelsinho Faria | Visual – Foto e capa: Renan Belmiro | Vídeo: Alan Vieira | Assessoria de imprensa: Robson | Selo: Mins Música | Formato: Single| Ano: 2026 | Lançamento: 5 de junho | Eis a letra: O VOO DA BORBOLETA (João Donato, Nelson Faria e Márcia Tauil) Voa, borboleta Asa branca e preta Pura cor da vida Leve pelo vento Todo movimento Na sua subida Que deslumbramento Tão independente, vai! Luz do sol nascente Voo reluzente, e paz Sobe de repente, Todo o ambiente Fica diferente… E a flor da semente No som que o silêncio traz E o sol poente foi pro Oriente Buscar mais gente pra explicar O que ela pressente: O mel que a semente, dá!

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page